As verdadeiras mudanças

As verdadeiras mudanças

As verdadeiras MUDANÇAS não se iniciam no PÉS ou nas MÃOS, mas iniciam no CÉREBRO.

As verdadeiras mudanças não se iniciam no pés ou nas mãos, mas iniciam no cérebro.

Como se tornar tudo o que você sempre sonhou. Você já refletiu sobre quais são os seus limites ou, ainda, se há limites para você?

Já avaliou a influência que o seu comportamento exerce sobre todos à sua volta? Já se pegou pensando como seria maravilhoso agir, em determinado momento, como uma outra pessoa que admira muito? Até onde você pode ir e o que está disposto a fazer para sentir-se realizado?

Quantas vezes você já ouviu as frases “Não tenho mais idade para aprender”, “Já sei o suficiente”, “Sou muito velho para isso” ou “Não dá mais tempo de mudar”?

Apesar de não haver um consenso sobre neuroplasticidade, o seu conceito contempla o fato de que a estrutura do sistema nervoso central não é fixa ou impermeável à influência do ambiente e dos padrões de atividade funcional.

Ou seja, quanto mais você exercitar o seu cérebro, quanto mais buscar por atividades que te desenvolvam, maior será o incentivo gerado, para que você alavanque o seu desenvolvimento. Alguns estudos dizem, inclusive, que isto independerá da idade ou da quantidade de conhecimento acumulado que você já possui. Logo que iniciei as leituras sobre este tema, o achei fascinante, uma vez que traz uma nova perspectiva, que nos impulsiona a ultrapassar os nossos limites ou aquilo que julgamos serem eles. É a prova de que nada nos impede de sermos a melhor versão de nós mesmos e alcançarmos cada um dos nossos sonhos.

É claro que este conceito é motivador, mas não basta ler sobre o assunto. Com base nisto, o próximo passo é decidirmos o que fazer para nos mantermos evoluindo. Aqui, o principal objetivo será entender quais são os comportamentos que te impedem de conquistar cada um dos seus objetivos, de ser ainda mais brilhante e bem-sucedido. Você sabe quais são os seus?

Cada um de nós carrega uma marca pessoal e ela irá nos acompanhar em todos os momentos e interações das nossas vidas, mas nada impede que essa marca passe por um ”upgrade” e mostre quem somos de verdade.

O primeiro passo para que atinjamos qualquer objetivo é defini-lo, de maneira clara. Além disso, é fundamental que façamos uma reflexão sobre os benefícios que esta mudança de comportamento irá nos trazer, caso conquistada, e o que iremos perder, caso não mudemos.

Decidir ter uma postura mais positiva e amigável diante de feedbacks corretivos e reuniões de feedback, ao invés de reagir negativamente ou negar os fatos.

Você se conhece melhor do que ninguém e é seu melhor crítico. Nesta fase, você precisa identificar os “gatilhos” que disparam o comportamento que você identificou como inadequado e que pretende mudar. Observe as mensagens negativas que você envia ao seu cérebro e troque-as por positivas.

Observe as mensagens negativas que seu cérebro emite sobre esta sessão de feedback e substitua cada uma delas por uma positiva. Pratique a certeza de que tudo levará à sua evolução.

Nesta fase, pratique o comportamento novo e almejado e observe-se. Além de adotar este novo comportamento, observe a forma como você expressa as suas emoções e tenha o controle sobre isso. Neste passo, vale você inspirar-se e observar pessoas que tenham este comportamento já desenvolvido.

Durante as suas avaliações de feedback, observe a si mesmo e a forma como se sente, percebendo e desativando possíveis gatilhos que possam desencadear o comportamento negativo que você está modificando. Perceba, também, as reações das pessoas à sua volta diante da sua nova postura.

Importante: permita-se falhar. Se, em algum momento, você tiver uma recaída e trouxer à tona o comportamento que está evitando, reflita sobre o que o desencadeou e retome o seu caminho. Somos humanos e ter uma recaída não é motivo para que não nos julguemos capazes de atingir o nosso objetivo final.

Gerencie as consequências do seu novo comportamento: monitore e faça os ajustes necessários, de acordo com o seu percurso e a sua personalidade. Mantenha o empenho e a disciplina, até que este novo comportamento esteja plenamente desenvolvido e torne-se “parte de você” com maior facilidade. Comemore cada conquista. Defina objetivos intermediários e celebre.

Defina o objetivo de manter-se positivo e receptivo. Ao completar a primeira sessão de feedback com este comportamento, presenteie-se com um mimo ou um jantar com alguém que mereça celebrar esta conquista com você. Foco nas metas! Saiba algumas dicas que te ajudarão a definir objetivos. Ao seguir estes quatro passos, você estará se educando para a construção de um novo comportamento e o processo ficará, a cada tentativa, mais fácil e mais gratificante.

Seja exigente, em relação a você mesmo, antes de ser com qualquer outra pessoa ou situação. Aprenda sobre você a ponto de sentir-se orgulhoso e perceber que não há limites para continuar aprendendo e descobrindo as maravilhas que você é capaz de fazer!

“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos. ” (Rudolf Dreikurs)

As verdadeiras mudanças não se iniciam no pés ou nas mãos, mas iniciam no cérebro.

As verdadeiras mudanças não se iniciam no pés ou nas mãos, mas iniciam no cérebro. Paulo Sampaio

 

Penso!
Penso! Logo não ODEIO Penso! Logo não odeio quem pensa diferente de mim. Sentir ódio é o mesmo que se deixar
Read more.
O maior inimigo do homem
O maior INIMIGO do homem não é a IGNORÂNCIA, é a ilusão da VERDADE. A ignorância obriga-nos a fazer duas
Read more.
Enxergar-o-que-te-atrasa 01
Enxergar o que te atrasa
Enxergar o que te atrasa já é um grande passo à frente.   Assine nossa newsletter e receba gratuítamente o
Read more.
palestrante
Fotos
Fotos Palestrante Motivacional, Paulo Roberto Sampaio é professor universitário. Nascido em Belo Horizonte, cursou Administração de Empresas e Marketing. Especializou-se
Read more.





palestrante

Assine nossa newsletter e receba gratuítamente o primeiro capítulo do livro

“Eu Quero a Minha Montanha!”




Gostou? Deixe um comentário abaixo! Sua opinião é muito importante para nós e possibilita a edição de assuntos voltados cada vez mais para os seus interesses.


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.




Nossos Produtos