Desafio

desafio-é-a-palavra-de-ordem-dos-ousados bh

Desafio

Desafio
“Desafio é palavra de ordem e combustível para os ousados”  (Paulo Sampaio)

desafio-é-a-palavra-de-ordem-dos-ousados em bh

Havia uma terra onde todos os habitantes, durante muitos anos, haviam se acostumado a utilizar muletas para andar. Desde a mais tenra infância todas crianças eram ensinadas a usar devidamente as suas muletas para não cair, e a cuidar delas para que não estragassem.

Mas um dia um jovem inconformado começou a pensar que seria possível viver sem esse acessório. Quando expôs a sua idéia aos anciãos da terra, seus pais, professores e amigos, todos diziam a ele que estava louco: — Não vês que sem muletas cairás?

Que grande atrevido és! Mas o jovem não conseguia tirar essa idéia da cabeça, e sempre pensava no assunto. Um ancião aproximou-se dele e lhe disse: “Como podes ir contra a nossa tradição? Durante anos e anos todos temos andado perfeitamente com esta ajuda. Sentimo-nos mais seguros e fazemos menos esforço com as pernas.

É uma grande invenção, meu amigo! Não podes jogar fora todo o saber e tradição dos nossos antepassados, que nos ensinaram a fazer e a utilizar as muletas. E se isso realmente fosse possível, já pensastes nas pessoas que vivem de fabricar muletas?” Também seu pai lhe disse: “Meu filho, já estou cansado e envergonhado com tuas excentricidades. Crias problemas na família. Se teu avô e bisavô usaram muletas, por que queres ser diferente?”.

Mas o jovem não desistia de concretizar suas intenções.Ele sabia que podia. Até que um dia decidiu deixar as muletas. No princípio caiu muitas vezes, como já o tinham advertido. Riram dele, foi ridicularizado, pois os músculos de suas pernas estavam atrofiados, mas ele insistiu. Pouco a pouco foi adquirindo segurança e firmeza.

Passado algum tempo ele já corria, saltava livremente, montava a cavalo, sem precisar de muletas. É mais cômodo e seguro fazer sempre a mesma coisa e da mesma forma:

As instituições querem que as crenças e rotinas diárias sejam intocáveis. Sentem-se incomodadas e perturbadas quando alguém ousa questionar, sugerir ou mesmo introduzir originalidade e criatividade. No ousar está o valor e no tardar o temor. Por falar em ousadia, os campeões são ousados. A vitória é dos ousados. Platão, filósofo grego do século III a.C, descreve as inscrições que identificavam as três portas de entrada no templo da sabedoria em Atenas. Na primeira podia-se ler: “Sedes ousados”.

Na segunda, uma legenda mais imperativa recomendava “Sede ousados, sede sempre ousados!”. Na terceira e última porta, reservada a alguns eleitos, estava escrito: “Não sejais ousados em demasia!”. Se tivessem pedido minha opinião sobre esta terceira legenda, eu teria sugerido que colocassem: “Sede ousado, com estratégia”. Conquistar necessita ousadia; chegar ao topo com No ousar está o valor e no tardar o temor.

a confiança em si mesmo
A confiança
A CONFIANÇA em si MESMO Autoconfiança é a força que irá reger o universo da sua vida, fazer você feliz,
Read more.
atitude
Suas Atitudes
Suas Atitudes Veja diversas frases para motivação em sua vida. Apenas as melhores frases motivacionais especialmente selecionadas para você. Suas
Read more.
O-Pessimista-reclama-do-vento 001
O Pessimista reclama do vento
O Pessimista reclama do vento; O otmista espera que ele mude; O realista ajusta as velas. Não jogue espinhos na
Read more.
loja livro
Produtos
Conheça e adquira nossa linha de produtos! Livro Eu Quero a Minha Montanha – Estratégias Arrojadas para Vencer Nesta loja
Read more.

 

Texto de Paulo Sampaiolivro ‘Eu Quero minha montanha ‘



palestranteAssine nossa newsletter e receba gratuítamente o primeiro capítulo do livro “Eu Quero a Minha Montanha”!




Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.




Nossos Produtos